UOL Notícias Notícias
 

12/03/2010 - 10h41

Seis tremores de terra atingem o Chile durante a madrugada

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 12 MAR (ANSA) - Seis tremores de terra foram registrados durante esta madrugada na região centro-sul do Chile, país atingido por um terremoto de 8,8 graus de magnitude no mês passado.

O primeiro abalo foi sentido às 2h45 locais (mesmo horário de Brasília) entre a capital Santiago e a cidade de Curicó. Às 3h10, um outro tremor de cinco graus na escala Richter atingiu os municípios de Rancagua, Valparaíso e Linares.

Cerca de meia hora depois, um novo sismo foi registrado a 105 quilômetros de Rancagua e assustou, novamente, as populações de Valparaíso, Linares e Santiago, além de Pichilemu.

Às 3h57, um tremor de 4,9 graus atingiu as cidades de San Fernando, Pichilemu, Paredones e Navidad, todas localizadas na região de O'Higgins. Às 5h53, um novo abalo de 4,7 graus alcançou Rancagua.

O último tremor foi registrado às 6h locais, com 4,9 graus, a cerca de 127 quilômetros de Santiago.

Muitos chilenos, principalmente os moradores de cidades litorâneas, procuraram abrigo em montanhas e pontos altos, diante do alerta de tsunami emitido ontem devido a outros movimentos telúricos.

O terremoto de 8,8 graus que atingiu o Chile em 27 de fevereiro deixou ao menos 497 mortos e um prejuízo estimado em US$ 7 bilhões, que pode aumentar caso as réplicas provoquem outros danos.

As regiões mais afetadas pelo sismo foram as de Bío Bío, onde está a segunda maior cidade do país, Concepción, e a de Maule.

Ontem o empresário Sebastián Piñera assumiu a presidência do país com a tarefa de reconstruir o Chile. Ele venceu o segundo turno das eleições locais, realizado em janeiro.

Durante a cerimônia de posse do novo mandatário, assistida por uma série de líderes políticos internacionais, foram sentidos outros tremores de terra, sendo que um deles chegou a 7,2 graus na escala Richter.

Alguns presidentes sul-americanos que estavam na solenidade confessaram ter percebido que a terra estava tremendo. O uruguaio José Mujica contou que ficou "um pouco" assustado e declarou que gostaria de "estar em meu país".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host