UOL Notícias Notícias
 

12/03/2010 - 18h05

Uribe incentiva participação de colombianos em eleições legislativas

ANSA
BOGOTÁ, 12 MAR (ANSA) - O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, fez hoje um chamado à população para que participe das eleições legislativas que ocorrem no domingo. Serão escolhidos 102 senadores e 166 deputados.

"A 48 horas das eleições, faço um convite para que todos compareçam às urnas", declarou Uribe a uma rádio local.

Além dos novos membros do Congresso, também serão escolhidos os cinco representantes do país no Parlamento Andino.

De acordo com a Secretaria Nacional do Estado Civil, haverá 76.940 mesas de votação na Colômbia e mais 1.149 no exterior, distribuídas entre consulados presentes em 60 países.

Os partidos Conservador Colombiano (PCC) e Opção Verde Centro usarão a data para também realizar internas e indicar seus respectivos candidatos nas eleições presidenciais, marcadas para o dia 30 de maio.

A votação que formará o novo Congresso vem sendo considerada uma prévia da disputa presidencial, que ganhou uma perspectiva diferente após a Justiça ter vetado a realização de um referendo que poderia permitir a Uribe tentar seu terceiro mandato consecutivo.

Com isso, o candidato governista será o ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos, apontado como favorito à vitória. Seus principais adversários são o senador Gustavo Petro, do opositor Pólo Democrático Alternativo (PDA), e o ex-prefeito de Medellín Sergio Fajardo, que é independente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host