UOL Notícias Notícias
 

14/03/2010 - 19h04

Eleições legislativas são encerradas na Colômbia

ANSA
BOGOTÁ, 14 MAR (ANSA) - Foram encerradas pouco depois das 16h locais (18h em Brasília) as eleições legislativas colombianas, em que mais de 29 milhões de pessoas estavam habilitadas a ir às urnas para escolher 102 senadores e 166 deputados, além de cinco representantes para o Parlamento Andino.

O responsável pelos registros eleitorais do país, Carlos Ariel Sánchez, garantiu que ainda hoje serão divulgados os primeiros números da apuração. A previsão é de que uma primeira estimativa saia até às 21h locais, mas números fechados só seriam conhecidos amanhã.

O chefe da Missão Internacional Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Enrique Correa, ressaltou o clima de tranquilidade em que transcorreu a jornada. "Foi um dia normal, sem grandes incidentes", afirmou.

Ele revelou ter recebido apenas alguns reportes de problemas ocorridos em três ou quatro localidades no departamento (estado) de Cauca, sul do país.

Neste departamento morreu um suboficial do Exército, enquanto cinco militares e três policiais ficaram feridos em combates com supostos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Correa indicou ainda que a missão de observadores recebeu e já investiga cinco denúncias de compras de votos, além disso.

As eleições legislativas são encaradas como uma prévia da disputa presidencial, marcada para o dia 30 de maio. O governo detém maioria no atual Congresso, com 72 senadores e 103 deputados, algo que tentaria preservar no pleito deste domingo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host