UOL Notícias Notícias
 

14/03/2010 - 15h30

Mujica critica número excessivo de projetos de integração regional

ANSA
LA PAZ, 14 MAR (ANSA) - O presidente do Uruguai, José Mujica, criticou a forma com a qual a América Latina trata seus projetos de integração, que segundo ele reflete uma visão muito centralizada em aspectos econômicos e comerciais.

Em entrevista ao jornal boliviano Los Tiempos, o mandatário, que tomou posse no início do mês, ressaltou que o Uruguai "não poderá abandonar as iniciativas de integração", pois "está em jogo o nosso destino comum", mas lembrou que tais projetos acabam se sobrepondo uns aos outros sem que nenhum seja de fato consolidado.

"Vamos respaldar tudo [todas as iniciativas], e como as instituições que vamos fundando não vão funcionar, fundaremos outras, que também não vão funcionar", disse.

Isto se deve, na opinião de Mujica, à existência de "muitos conflitos de interesses" que separam a região, com cada país defendendo seu próprio lado e criando novos fóruns em função disso.

O presidente uruguaio, que visitou a Bolívia no sábado e foi recebido pelo colega Evo Morales em Cochabamba, afirmou ainda que não vê com bons olhos o que definiu como uma "atitude excessivamente fenícia".

"Temos uma atitude excessivamente fenícia, e nosso diálogo fundamental trata de negócios", avaliou, "mas não falamos de quando vamos nos juntar para discutir a nossa pesquisa, a nossa educação, a nossa cultura e inteligência".

Apesar das críticas, ele prometeu apoiar qualquer projeto que busque aproximar os vizinhos latino-americanos. O Uruguai estará "sem condições" em todos os lugares nos quais "os governos e as sociedades quiserem se juntar para algo em comum na América Latina", disse.

Mujica descartou, porém, levar seu país a se tornar membro da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), bloco capitaneado pela Venezuela, e buscou diferenciar-se do presidente deste país, Hugo Chávez.

"Chávez é notável, tem entusiasmo e fé. Eu sou mais velho e vi durante a minha vida mil castelos de esperança desmoronarem", afirmou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host