UOL Notícias Notícias
 

16/03/2010 - 12h56

Mercosul pode ser ferramenta para melhorar saneamento de seus países-membros

ANSA
Por VITOR LOUREIRO SION

FOZ DO IGUAÇU, 16 MAR (ANSA) - O Mercosul pode contribuir diretamente na melhoria dos serviços de saneamento básico oferecidos às populações de seus países-membros [Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai], afirmam autoridades dessas nações ouvidas pela ANSA.

Segundo o representante da Direção Nacional de Recurso Aquáticos do Uruguai (Dinasa), Mateo Juri, as relações entre os quatro países podem beneficiar o setor de saneamento básico por meio do intercâmbio de produtos e de tecnologia. "O Uruguai e o Paraguai, por exemplo, não produzem canos e precisam importá-los de Brasil e Argentina", recorda.

De acordo com dados divulgados na 2ª Conferência Latino-Americana do setor (LatinoSAN 2010), que é realizada desde segunda-feira na cidade de Foz do Iguaçu, o Paraguai é único integrante do bloco comercial cujo abastecimento de água é inferior a 80%, com 68,4%. No Brasil, por exemplo, esse índice é de 82,3%, e na Argentina, de 86%.

No que diz respeito à coleta dos esgotos, o indicador do Uruguai estava em 97,5% no ano de 2007, enquanto no Paraguai esse dado caia para 66,9%. No entanto, nem mesmo as diferenças desses índices, que demonstram as assimetrias existentes, são vistas como algo negativo.

"A proximidade nas relações entre os países do Mercosul pode ajudar no sentido de trocar as experiências que deram certo para que nós também possamos aperfeiçoar nossos serviços", explica, por sua vez, o diretor-geral do Serviço Nacional de Saneamento Ambiental do Paraguai (Senasa), Pedro Martinez.

A importância da criação de novos "mecanismos de integração" também fora ressaltada à ANSA pelo secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, que antes do início do evento considerou essa questão como um dos principais objetivos dos debates, que acontecem até a próxima quinta-feira.

Criado em 1991 com a assinatura do Tratado de Assunção, o Mercosul atualmente tem ainda a Venezuela em processo de adesão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host