UOL Notícias Notícias
 

16/03/2010 - 13h10

Mujica mantém agenda e deve visitar o Brasil ainda este mês

ANSA
MONTEVIDÉU, 16 MAR (ANSA) - O mandatário do Uruguai, José Mujica, deverá viajar entre os dias 29 e 30 ao Brasil, onde se reunirá pela primeira vez com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após ter assumido o comando de seu país, no início do mês.

De acordo com o ministro do Interior, Eduardo Bonomi, os dois destinos estão definidos oficialmente. Segundo o jornal El País, Mujica chegará ao Brasil em 29 de março e irá à Venezuela no dia seguinte.

Uma eventual visita às duas nações já havia sido cogitada pelo mandatário uruguaio, que fez sua primeira viagem oficial ao Chile para assistir à posse de Sebastián Piñera no dia 11. Depois da solenidade, ele embarcou para a Bolívia, onde esteve durante o último fim de semana.

Deste modo, a visita a Brasil e Venezuela seria a segunda pela América do Sul menos de um mês após Mujica ter assumido a chefia do Executivo, em 1º de março. O chanceler do país sul-americano, Luis Almagro, não descartou, porém, que o mandatário vá à Argentina antes do final do mês.

Em diversas ocasiões, Mujica falou publicamente de sua admiração pelo governo Lula. Tanto o brasileiro quanto Chávez estiveram na cerimônia de posse do novo presidente uruguaio.

Em agosto do ano passado, o então candidato ao cargo de chefe de Estado esteve em Brasília, tendo sido recebido pelo presidente e pelo chanceler Celso Amorim.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host