UOL Notícias Notícias
 

17/03/2010 - 16h55

Deputados chilenos aprovam entrega de bônus a cidadãos mais pobres

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 17 MAR (ANSA) - A Câmara dos Deputados do Chile aprovou hoje por unanimidade um projeto do governo de Sebastián Piñera para entregar um bônus de US$ 80 a quatro milhões de pessoas das camadas mais pobres do país.

A iniciativa, denominada "bônus março", foi uma promessa da campanha eleitoral de Piñera e precisa agora do aval do Senado.

Durante as três horas de discussões sobre o assunto, os deputados da aliança Concertación, que com a posse do mandatário, na última quinta-feira, deixou o poder depois de 20 anos consecutivos, propuseram a elevação do valor para US$ 180. O objetivo seria ajudar os afetados pelo terremoto de 27 de fevereiro.

Para o ministro da Fazenda, Felipe Larraín, a aprovação "é um marco positivo, que nos dá muito otimismo para que trabalhemos juntos em benefício do país".

Em entrevista à rádio Cooperativa, o ex-diretor do Banco Central do Chile e ex-assessor da candidatura derrotada de Eduardo Frei à presidência, o economista Guillermo Le Fort, garantiu que o Chile tem fundos que podem ser usados para minimizar os efeitos do tremor, que teve magnitude de 8,8 graus e matou cerca de 500 pessoas.

"Essa catástrofe não destruiu a economia e haverá uma recuperação, temos recursos que podemos usar para financiar estes gastos", indicou Le Fort.

O economista atribuiu a atual situação da economia "à responsabilidade fiscal dos últimos governos e ao aumento do preço do cobre", principal item da pauta de exportações do país.

Apesar de salientar que "não existe uma vara mágica para financiar os gastos de reconstrução", o ex-diretor do Banco Central falou sobre a possibilidade de criar um novo imposto sobre a produção do cobre.

"É uma hipótese, mas nunca será capaz de prover os recursos necessários", e além disso "não é uma questão fácil de ser resolvida", pois "há contratos assinados", assinalou Le Fort.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host