UOL Notícias Notícias
 

17/03/2010 - 17h47

Hospital em que dissidente permanece internado está 'militarizado', afirma sua mãe

ANSA
SANTA CLARA, 17 MAR (ANSA) - O hospital em que o jornalista e psicólogo cubano Guillermo Fariñas segue internado, na cidade de Santa Clara, está cercado por agentes de segurança, revelou sua mãe, Alicia Hernández.

Segundo ela, o local está "militarizado". Fariñas foi levado para o hospital na semana passada após sofrer um novo desmaio em virtude da greve de fome que realiza desde o dia 24 de fevereiro. O dissidente, que tem 48 anos, exige a libertação de 26 presos políticos doentes.

Na opinião de seu médico pessoal, o também opositor Ismely Iglesias, o que seu paciente vive é uma "espécie de prisão hospitalar", pois "não o deixarão morrer nem ir para casa".

Ontem, o próprio Fariñas disse que seu estado de saúde é "grave, mas estável". Ele recebe hidratação no hospital. Nos últimos dias, suas principais atividades têm sido falar ao telefone com pessoas que desejam saber sobre sua situação e ler o diário Granma, órgão oficial do Partido Comunista.

O jornalista, que realiza sua 23ª greve de fome desde os anos 90, assegurou à ANSA que levará seu protesto "até as últimas consequências".

"Podem me matar fisicamente, mas não matarão as minhas ideias", declarou Fariñas, que iniciou o protesto um dia depois da morte de Orlando Zapata Tamayo, um outro dissidente que faleceu após também realizar uma greve de fome que durou quase três meses.

A reportagem da ANSA esteve no hospital, onde muitas pessoas dizem não saber quem é o jornalista. Uma funcionária chegou a perguntar se ele era "um médico" quando questionada sobre a situação do paciente.

Uma enfermeira, por sua vez, reprovou a atitude de Fariñas, classificando-o como "um louco por querer terminar com a sua vida".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host