UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 17h27

Candidatos à presidência da Colômbia assinam acordo democrático

ANSA
BOGOTÁ, 18 MAR (ANSA) - Os sete candidatos que disputarão a presidência da Colômbia, nas eleições de 30 de maio, assinaram hoje um acordo democrático para definir algumas regras para o pleito.

O texto do pacto apresenta dez pontos que devem ser seguidos pelos postulantes. O combate à corrupção e à discriminação dos cidadãos, a independência dos servidores públicos e da justiça durante a campanha eleitoral e a conservação do meio ambiente no processo de desenvolvimento do país foram reiterados no documento.

Assistiram à cerimônia de assinatura da proposta, que visa garantir ainda o equilíbrio da disputa, apenas quatro candidatos: Gustavo Petro, do Polo Democrático Alternativo (PDA), Rafael Pardo Rueda, do Partido Liberal Colombiano (PLC), Antanas Mockus, do Partido Verde, e o independente Sergio Fajardo.

Juan Manuel Santos, do governista Partido Social da Unidade Nacional (conhecido como Partido da U) e Germán Vargas Lleras, que se afastou da coalizão governista, enviaram seus representantes.

O Partido Conservador Colombiano (PCC), que disputará as eleições com a ex-chanceler Noemi Sanín ou com o ex-ministro da Agricultura Andrés Felipe Arias, foi representado pelo seu presidente, Fernando Araújo.

O PCC tentou definir seu postulante por meio de uma consulta à população no mesmo dia das eleições legislativas, no último domingo. Porém, o Conselho Eleitoral da Colômbia suspendeu a contagem de votos por problemas eletrônicos nos sistemas de apuração.

O centro das discussões da votação deste ano, contudo, está na indefinição sobre quem assumirá o país após dois mandatos consecutivos de Álvaro Uribe que, desta vez, ficou de fora da disputa.

Uribe não conseguiu concorrer depois de a Corte Constitucional vetar a realização de um referendo que poderia alterar a Carta Magna do país, permitindo que o atual chefe de Estado concorresse a uma segunda reeleição.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,82
    3,256
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h06

    1,42
    64.123,60
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host