UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 13h16

Cerca de 70% dos haitianos vivem em extrema pobreza, diz Cepal

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 18 MAR (ANSA) - A porcentagem de haitianos que vivem em condições de extrema pobreza depois do terremoto que atingiu o país no dia 12 de janeiro é semelhante aos níveis registrados há quase uma década, ou seja, de cerca de 71% da população.

A informação foi divulgada pela secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena.

Segundo um informe preliminar elaborado pelo governo do Haiti -- com apoio técnico da Cepal, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Comissão Europeia -- o tremor de 7 graus na escala Richter deixou mais de 222 mil mortos.

Além disso, outras 869 pessoas ainda estão desaparecidas, cerca de 311 mil ficaram feridas e 1,5 milhão foram afetadas diretamente, o que representa quase 15% da população.

"Estima-se que os danos totais alcancem mais de US$ 7,8 bilhões, o equivalente a mais de 120% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2009", indicou Bárcena.

O documento, que ainda não é uma avaliação completa dos efeitos do abalo sísmico, foi apresentado em Granada durante uma reunião preparatória para a cúpula mundial de doadores ao Haiti, que será realizada em Nova York no dia 31 de março.

"A avaliação socioeconômica e ambiental dos desastres é também uma poderosa ferramenta que pode ser útil na hora de analisar os potenciais impactos das mudanças climáticas", declarou a secretária-executiva da Cepal.

Na próxima segunda-feira, os ex-presidentes dos Estados Unidos Bill Clinton e George W. Bush visitarão o Haiti para avaliar os trabalhos de reconstrução do país, atendendo a um pedido do atual mandatário norte-americano, Barack Obama.

Após o terremoto de 12 de janeiro, Obama pediu aos dois antecessores que criassem um fundo, denominado Fundo Clinton Bush para o Haiti, com o objetivo de canalizar os esforços do país em colaborar com a nação caribenha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host