UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 10h52

Chanceler culpa consumo de drogas nos EUA por violência no México

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 18 MAR (ANSA) - A ministra das Relações Exteriores do México, Patricia Espinosa, afirmou que a violência registrada em seu país deriva, em parte, do consumo de drogas nos Estados Unidos.

"Enquanto existir uma demanda por drogas, persistirão os fluxos da mesma", comentou a chanceler, pedindo para que o governo norte-americano "investigue e detenha" os grupos que ajudam os carteis mexicanos.

Segundo ela, também é preciso "ações mais eficientes para deter o fluxo de armas que ingressam dos Estados Unidos ao México e que são usadas pelo crime organizado".

Em uma coletiva de imprensa ao lado do ministro das Relações Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, Espinosa indicou ainda que a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, aceitou revisar a cooperação para incrementar a capacidade do governo no combate ao tráfico.

Hillary conversou por telefone com a chanceler mexicana sobre o assassinato de três pessoas ligadas ao consulado dos EUA em Ciudad Juárez, município mexicano que fica na fronteira dos dois países e é considerado um dos lugares mais violentos do mundo.

No último fim de semana, foram mortos a funcionária Lesley A. Enríquez e seu marido, Redelfs Arthur Haycock. Em outro incidente, foi assassinado Jorge Alberto Salcido, de 37 anos, um mexicano casado com outra funcionária consular.

Durante o telefonema, também foi ressaltada a necessidade de "um trabalho estreito" nas investigações do crime, que causou indignação no presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Há dois dias, o mandatário do México, Felipe Calderón, acompanhado de uma delegação oficial, visitou Ciudad Juárez para participar de uma reunião dedicada a avaliar o andamento do novo plano de segurança para o município, com investimentos de US$ 46 milhões.

Somente em 2009, mais de 2.500 pessoas foram assassinadas em Ciudad Juárez. Neste ano, as mortes já passam de 400.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host