UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 10h06

Conselho Eleitoral da Colômbia suspende apuração de votos das eleições legislativas

ANSA
BOGOTÁ 18 MAR (ANSA) - O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Colômbia ordenou a suspensão da contagem dos votos das eleições legislativas realizadas no último domingo devido a problemas eletrônicos nos sistemas de apuração.

O CNE estabeleceu que as empresas responsáveis pela tarefa de contabilizar as cédulas têm até a manhã de hoje para reparar as falhas. Caso contrário, outras companhias serão contratadas para o trabalho.

Diversas regiões do país estão reclamando na Registradoria Nacional do Estado Civil, órgão responsável pela organização do processo eleitoral, dos atrasos na divulgação dos resultados.

Nesta semana, o presidente Álvaro Uribe insinuou que o registrador nacional, Carlos Ariel Sánchez, consumiu bebida alcoólica no dia das eleições, o que foi negado pelo funcionário.

Ele argumentou que "várias" testemunhas podem comprovar seu estado de sobriedade durante a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira.

Em um comunicado, Uribe pediu ao procurador Alejandro Ordoñez que investigue a "denúncia" feita por "vários cidadãos" segundo a qual Sánchez e "algumas pessoas ao seu redor" violaram "as normas que obrigam a não consumir álcool no dia das eleições".

No último dia 14, cerca de 29 milhões de colombianos foram às urnas para eleger 102 senadores, 166 deputados e cinco parlamentares andinos. Além disso, foram realizadas as primárias dos partidos Conservador e Verde para definir seus candidatos ao pleito presidencial do dia 30 de maio.

Há uma expectativa maior em relação ao vencedor dos conservadores, já que o resultado pode alterar a corrida presidencial. Até a suspensão da contagem, a ex-chanceler Noemi Sanín estava cerca de 400 votos à frente do ex-ministro da Agricultura Andrés Felipe Arias.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host