UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 11h22

Em visita à Síria, presidente italiano desaprova assentamentos de Israel em Jerusalém

ANSA
DAMASCO, 18 MAR (ANSA) - O chefe de Estado da Itália, Giorgio Napolitano, demonstrou hoje preocupação pelos novos assentamentos israelenses em Jerusalém, após se reunir com o presidente da Síria, Bashar al-Assad.

Napolitano, que iniciou ontem uma visita oficial de quatro dias ao país, também alertou para as "consequências" que o plano israelense de levantar cerca de 1.600 casas na região oriental da cidade santa podem acarretar.

A área foi tomada pelo Estado judeu na Guerra dos Seis Dias de 1967 e não é reconhecida pelas Nações Unidas como propriedade israelense. No mesmo conflito, Israel se apossou das Colinas de Golã, que ficam na fronteira com a Síria.

Os assentamentos já foram duramente criticados por parte da comunidade internacional, incluindo Estados Unidos e União Europeia.

"É parte do processo de paz a restituição dos territórios e das Colinas de Golã", comentou o presidente italiano, que visita a Síria acompanhado de seu ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini.

Napolitano também expressou que a Itália quer "uma paz justa e global" que poderia ser alcançada "através da mediação da Turquia".

"Acreditamos que a única solução seja 'dois povos, dois Estados'. O direito do povo palestino de fundar um Estado vital e independente e o direito de Israel à própria existência e a viver em segurança", ratificou ele, relembrando que esta mesma posição já foi anunciada pelo primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, em outras ocasiões.

Assad, por sua vez, afirmou que a Síria e a Itália possuem pontos de vista convergentes nas questões do processo de paz, "sobretudo no âmbito da convicção de que a paz no Oriente Médio refletiria na segurança e na estabilidade do mundo inteiro".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host