UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 12h25

Governo do Uruguai diz que condenar Cuba por morte de Zapata seria ação 'precipitada'

ANSA
MONTEVIDÉU, 18 MAR (ANSA) - O chanceler uruguaio, Luis Almagro, afirmou que seu governo considera precipitado anunciar uma condenação contra a morte do opositor cubano Orlando Zapata Tamayo, falecido após uma greve de fome que durou 85 dias.

Zapata, que tinha 42 anos, fazia parte do grupo de 75 dissidentes detidos em 2003 e dos quais 53 ainda continuam em penitenciárias. Ele cumpria uma pena de 36 anos por diversos crimes, entre eles o de injúria, e protestava contra as prisões.

"Empurrar o Uruguai a uma condenação é precipitado, não há dados suficientes. Existe informação contraditória", assinalou Almagro, que planeja se reunir com funcionários da Embaixada de Cuba em Montevidéu para conversar sobre a morte do opositor, ocorrida em fevereiro.

O chanceler comentou que para fazer uma declaração contrária a um país é preciso ter mais informações do que àquelas à disposição do governo -- segundo ele, provenientes de agências de notícia internacionais.

O ministro das Relações Exteriores também lembrou que, na região, "até agora ninguém condenou" o governo cubano pelo falecimento de Zapata -- ao contrário do que fizeram a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a União Europeia, entre outros organismos e nações.

De acordo com Almagro, o Uruguai é "respeitoso e promotor dos direitos humanos" e o caso de Cuba, como o de qualquer outro país, "deve ser revisado sobre uma base ética muito firme". O chanceler lembrou ainda que seu governo age de acordo com o princípio da não intervenção em assuntos internos de outros Estados.

Tanto no Senado quanto na Câmara de Deputados do Uruguai foram rejeitadas moções de condenação a Havana -- o governo de esquerda do presidente José Mujica conta com maioria em ambas casas.

Após a morte de Zapata, o também dissidente cubano Guillermo Fariñas iniciou uma greve de fome nos mesmos moldes exigindo a libertação dos "presos políticos", que o governo cubano diz não reconhecer como tais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host