UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 14h47

Lefebvrianos da Polônia criticam beatificação de João Paulo II

ANSA
VARSÓVIA, 18 MAR (ANSA) - O fundador da comunidade dos lefebvrianos da Fraternidade São Pio X na Polônia, padre Karl Stehlin, se pronunciou contrário à beatificação de João Paulo II na edição online de um periódico local.

Stehlin argumentou que o pontífice polonês, falecido em 2005, era demasiadamente aberto ao diálogo com outras religiões e deu um mau exemplo aos fieis da Igreja Católica Romana.

Os trâmites para a beatificação de João Paulo II foram iniciados no Vaticano um mês após sua morte, ocorrida em 2 de abril de 2005. A primeira fase foi concluída em 2007, quando a Congregação para as Causas dos Santos terminou a redação da "Positio" [documentos e testemunhos relacionados à vida e ao pontificado de quase 27 anos] de João Paulo II.

Após a assinatura feita pelo papa Bento XVI do Decreto das Virtudes -- que reconhece as "virtudes heróicas" de Wojtyla, ou seja, a sua santidade espiritual -- falta agora ser firmado o Decreto dos Milagres, o que elevará Karol Wojtyla à honra dos altares. Estima-se que ele seja beatificado ainda em 2010.

Karl Stehlin criticou particularmente João Paulo II por ter recebido, entre outras ações, uma delegação muçulmana vinda do Iraque em maio de 1999, no Vaticano, e beijado o Alcorão que lhe foi presenteado na ocasião.

Outra atitude condenada pelo padre é a oração executada junto ao arcebispo de Canterbury em 1982, em uma igreja anglicana da Grã-Bretanha. O religioso critica ainda os encontros com membros de diferentes religiões e que tinham o objetivo de rezar pela paz.

De acordo com o lefebvriano, a beatificação de João Paulo II poderia refletir negativamente na credibilidade da Igreja Católica Romana.

Stehlin, que é alemão de nascimento e tem 48 anos, é responsável pela Fraternidade São Pio X na Europa Central e no Leste. Ele recebeu a ordem sacerdotal em 1988 das mãos do bispo Marcel Lefebvre e fundou a primeira comunidade polonesa de lefebvrianos em 1996, em Varsóvia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host