UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 15h52

Pai de refém das Farc diz que garantia para libertação de filho já foram atendidas

ANSA
BOGOTÁ, 18 MAR (ANSA) - O professor Gustavo Moncayo declarou hoje que "todas as garantias" para a libertação de seu filho, o sargento Pablo Emilio Moncayo, e do soldado José Daniel Calvo -- que estão em poder da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) -- foram atendidas e a operação de resgate dever ser iniciada em breve.

"Todas as garantias foram dadas. As Farc anunciaram que entregaram as coordenadas à senadora Piedad Córdoba, o protocolo foi assinado e o Brasil deu o apoio logístico. O que resta é cruzar os dedos para que tudo saia bem", indicou Moncayo à imprensa local.

O professor também manifestou sua preocupação de que "as Forças Armadas respeitem o cessar-fogo para que não ocorram inconvenientes" durante a ação.

Ontem, o comissário do governo colombiano para a Paz, Frank Pearl, anunciou que os helicópteros e tripulações enviados pelo Brasil para retirar os dois reféns da mata já chegaram ao país. Segundo ele, com as coordenadas, as equipes devem realizar a operação entre 24 e 36 horas.

As Farc anunciaram a intenção de libertar Calvo e Moncayo, além dos restos do capitão Julián Guevara, morto em cativeiro, há quase um ano.

Em fevereiro de 2009, a Força Aérea Brasileira (FAB) também colaborou com apoio logístico em uma operação semelhante. Na época, foram soltos seis sequestrados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host