UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 18h22

Bento XVI agradece por concerto em sua homenagem

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 19 MAR (ANSA) - O papa Bento XVI disse hoje, ao agradecer pelo concerto de música clássica apresentado em sua homenagem, que a arte é capaz de comunicar a "beleza, que também é boa e verdadeira, através dos meios sensíveis".

O evento foi realizado por ocasião do dia de São José, o santo que inspirou o nome de batismo do Pontífice alemão, Joseph Ratzinger. Na Itália, é tradição que as pessoas comemorem seus onomásticos.

A peça "As Sete Últimas Palavras do Nosso Salvador na Cruz" foi composta em 1786 pelo austríaco Franz Joseph Haydn e executada hoje pelo quarteto de cordas Henschel e pela meio-soprano Susanne Kelling.

Segundo o Papa, o concerto, apresentado na Sala Clementina do Palácio Apostólico, é "um exemplo sublime de como a arte pode se conjugar à fé".

Bento XVI agradeceu a todos e parabenizou os músicos. Esteve presente à comemoração o subsecretário de Governo da Itália, Gianni Letta.

Por ocasião de seu onomástico, Bento XVI foi saudado hoje por autoridades políticas e eclesiásticas. O presidente italiano, Giorgio Napolitano, enviou a ele um telegrama expressando seus "calorosos votos de felicidade".

Pouco antes do início do concerto, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, disse que o Pontífice é "um testemunho corajoso no caminho acidentado da história".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host