UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 10h22

Militares italianos prendem líder do Taliban no Afeganistão

ANSA
ROMA, 19 MAR (ANSA) - Militares italianos no Afeganistão capturaram hoje um "importante líder do Taliban" em uma operação realizada no vale do Zeerko, oeste do país, segundo fontes locais.

A ação, que envolveu oficiais italianos membros da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês) e policiais afegãos, abrangeu diversas províncias, entre elas Herat, onde foi descoberto um arsenal no distrito de Shindand.

O local armazenava coletes com explosivos, usados por homens-bomba, granadas, morteiros de 60 milímetros, projéteis de artilharia antiaérea, fuzis e munição para armas de pequeno porte. Todo o material foi destruído pelos oficiais. Ao fim da operação, o coronel Francesco Maria Ceravolo, que comandou as tropas italianas na ocasião, se reuniu com autoridades políticas da região para informá-los das ações.

Ao ser informado do episódio, o ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa, manifestou "plena satisfação" em relação aos militares de seu país.

A Itália mantém forças militares no Afeganistão desde 2004, sendo que atualmente o contingente da nação europeia é formado por mais de 3.200 soldados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h38

    -0,60
    3,126
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h46

    0,15
    75.720,84
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host