UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 15h08

Ministro chileno pede a empresários 'maior compromisso' com reconstrução do país

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 19 MAR (ANSA) - O ministro do Interior do Chile, Rodrigo Hinzpeter, pediu hoje ao setor empresarial um maior compromisso com a reconstrução do país e com as necessidades geradas pelo terremoto ocorrido no dia 27 de fevereiro.

O funcionário mencionou como exemplo o sucesso de uma campanha nacional de 24 horas que no início do mês arrecadou fundos para as áreas mais prejudicadas pelo tremor.

"A [campanha] Teletón contribuiu com US$ 70 milhões, mas se os empresários acham que com essa iniciativa a questão está resolvida, temos um problema", afirmou.

O ministrou pediu durante o fórum Icare, realizado nesta sexta-feira com a presença de mais de mil executivos, a refundação dos vínculos entre os setores público e privado.

"Esta é uma oportunidade para avançar", comentou. "Vamos precisar dos empresários com um maior compromisso e generosidade que o normal."

O terremoto do dia 27, que alcançou intensidade 8,8 na escala Richter, causou cerca de 500 mortes e deixou prejuízos materiais estimados em US$ 30 bilhões pelo governo.

As áreas mais atingidas estão no centro-sul do país, onde ficam as regiões de Maule e Bío Bío. Além disso, pontos do litoral foram varridos por ondas gigantes geradas pelo tremor.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h49

    -0,33
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h59

    1,54
    62.625,27
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host