UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 09h46

Pároco é suspenso por suspeitas de pedofilia em coro já dirigido pelo irmão do Papa

ANSA
BERLIM, 19 MAR (ANSA) - O pároco da cidade alemã de Dietenhofen, localizada na região da Baviera, foi suspenso de suas funções depois que vieram à tona suspeitas de pedofilia supostamente cometidas por ele no coro da catedral de Regensburgo em 1971.

De acordo com o jornal alemão Bild, a denúncia se refere a um garoto de 11 anos que teria sido abusado "por meses". Na época, o coral era dirigido pelo irmão do papa Bento XVI, Georg Ratzinger, que esteve no cargo entre 1964 e 1994.

Há alguns dias, o familiar do Pontífice pediu perdão aos rapazes do coral e disse que não tinha conhecimento dos casos de abusos sexuais cometidos na instituição. Segundo ele, os garotos chegaram a falar de algumas histórias sobre a escola que frequentavam, mas Ratzinger não acreditou que "deveria intervir".

Ainda segundo a imprensa alemã, o pároco suspenso teria escrito recentemente no site da comunidade da qual faz parte que "o clero católico não é uma associação de pedófilos" e que "o abuso sexual sobre menores é grave e deve ser condenado com a máxima dureza".

A suspeita contra o religioso de Dietenhofen se soma a outras denúncias que envolvem o coro da catedral de Regensburgo e escolas jesuítas alemãs, onde episódios deste crime teriam ocorrido nas décadas de 1970 e 1980.

Além disso, foi divulgado o caso do padre Peter Hullermann, preso em 1986 por pedofilia e que foi transferido para a Arquidiocese de Munique e Freising na época em que Bento XVI comandava a comunidade, tendo continuado ali seu trabalho pastoral.

Em entrevista ao site do jornal The New York Times, o psiquiatra Werner Huth, que tratou o padre clinicamente, afirmou que a arquidiocese alemã ignorou seus repetidos pedidos para que Hullermann parasse de ter contato com crianças.

Apesar das advertências do médico, o padre pedófilo voltou às atividades eclesiásticas depois de um período de terapia. Huth, no entanto, disse não saber se o Papa teve acesso a seus avisos e correspondências.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host