UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 11h39

Sobe para 160 as vítimas de pedofilia em colégio jesuíta alemão

ANSA
BERLIM, 19 MAR (ANSA) - Até o momento são 160 as vítimas dos abusos que teriam sido cometidos em uma instituição jesuíta da Alemanha, informou à ANSA a advogada nomeada pela Ordem Jesuíta para lidar com as acusações, Ursula Raue.

"Os casos de abusos aumentaram, mas no momento há 160 vítimas", disse a advogada que, no dia 18 de fevereiro passado, havia confirmado que havia entre 115 e 120 pessoas molestadas.

As denúncias em questão, que vieram à tona no início do ano, teriam sido cometidas entre os anos 70 e 80 e não envolvem apenas religiosos, mas também professores leigos e duas mulheres.

Os crimes perpetrados no colégio Canisius de Berlim não são os únicos casos de pedofilia que envolvem entidades ligadas à Igreja Católica no país europeu. Pouco depois destes, foram divulgadas outras denúncias contra membros do coro de rapazes da catedral de Regensburgo, que já foi administrado pelo irmão do papa Bento XVI, o bispo Georg Ratzinger.

Em decorrência das denúncias de Regensburgo, também hoje o pároco da cidade alemã de Dietenhofen, localizada na região da Baviera, foi suspenso.

De acordo com o jornal alemão Bild, a denúncia contra esse religioso se refere a um garoto de 11 anos que teria sido abusado "por meses". Há alguns dias, o próprio familiar do Pontífice pediu perdão aos rapazes do coral e disse que não tinha conhecimento dos casos de abusos cometidos na instituição.

Casos em instituições eclesiásticas de outras nações também vieram à tona recentemente. No próximo sábado, espera-se a divulgação da carta do Papa aos fieis irlandeses.

No seio da Igreja irlandesa, por exemplo, as investigações da Justiça local apontam que os crimes foram cometidos entre 1930 e 1990 na arquidiocese de Dublin, uma das maiores da Europa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    0,26
    3,275
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h46

    1,67
    63.708,90
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host