UOL Notícias Notícias
 

20/03/2010 - 09h58

Bento XVI fará viagem apostólica à Irlanda

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 20 MAR (ANSA) - O papa Bento XVI anunciou hoje, na carta pastoral destinada aos fiéis irlandeses, uma visita apostólica a algumas dioceses da Irlanda e a criação de uma missão nacional, com o objetivo de restabelecer a Igreja irlandesa.

No texto, escrito pelo Pontífice após reuniões com as autoridades eclesiásticas dessa diocese -- com as quais analisou os casos de pedofilia divulgados no último ano pela Justiça local, Bento XVI também disse estar disponível a encontrar as vítimas dos abusos sexuais.

"Em diversas ocasiões após minha eleição, encontrei vítimas de abusos sexuais, assim como estou disponível a fazer no futuro", escreveu.

"Fiquei algum tempo com eles, ouvi os fatos, comprovei o seu sofrimento, orei com e por eles", recordou o Papa, em alusão implícita aos encontros com grupos de vítimas de abusos durante suas visitas aos Estados Unidos e à Austrália, e também no Vaticano, onde recebeu uma delegação de canadenses.

A data da viagem ainda não fora anunciada, contudo, poderia ocorrer neste ano, quando o Pontífice realizará algumas viagens internacionais. Em setembro, o Papa viajará ao Reino Unido e, de lá, poderia seguir à nação, por exemplo.

Os casos de abusos contra crianças, cometidos por décadas por integrantes de instituições católicas irlandesas, vieram à tona em novembro do último ano com a divulgação do relatório da Comissão Murphy, elaborado pela juíza Yvonne Murphy.

O documento, de mais de 700 páginas, contém provas da existência de um esquema por meio do qual sacerdotes e autoridades policiais teriam encoberto casos de pedofilia por 60 anos.

Estas não são as primeiras denúncias contra religiosos católicos. Em 2002, foi descoberto que sacerdotes abusaram sexualmente de cerca de 14 mil crianças nos Estados Unidos. Atualmente, são investigados episódios em várias outras nações -- como Alemanha, Áustria, Brasil, Holanda e México.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,24
    3,262
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h24

    0,15
    63.856,37
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host