UOL Notícias Notícias
 

20/03/2010 - 14h25

Brasil formaliza proposta para que Uruguai adote padrão japonês de TV digital

ANSA
MONTEVIDÉU, 20 MAR (ANSA) - O Brasil formalizou uma proposta para ajudar financeiramente o Uruguai em projetos de desenvolvimento nas telecomunicações, caso este país decida optar pelo sistema de televisão digital japonês, conhecido como ISDB-T.

De acordo com o jornal El País, a proposta -- que prevê o financiamento de até US$ 50 milhões à nação vizinha -- foi apresentada por escrito há alguns dias pela Embaixada do Brasil em Montevidéu ao ministro de Indústria e Energia, Roberto Kreimerman.

A iniciativa se destina ao novo governo uruguaio, de José Mujica, que assumiu no início do mês, já que o mandatário anterior, Tabaré Vázquez, havia optado em 2007 pelo sistema europeu para a TV digital.

Ainda segundo a publicação, o documento contém diretrizes semelhantes às expostas pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, no mês passado, quando almoçou com Kreimerman na representação diplomática do Brasil.

Segundo fontes participantes desse encontro, os uruguaios teriam admitido que estão "sozinhos" na América Latina e que poderiam rever sua posição. Entre os outros latino-americanos que já fizeram sua escolha apenas a Colômbia decidiu adotar o padrão europeu.

O Brasil, que adotou o sistema japonês em 2006, vem promovendo uma campanha ao lado do governo nipônico para incentivar que outros países da América do Sul façam o mesmo. Argentina, Chile, Peru e Venezuela já o adotaram. Além de Uruguai, Equador e Cuba também analisam o tema.

Por outro lado, o ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, pediu há alguns dias que Mujica não mude de posição. Também o príncipe Felipe, da Espanha, discutiu o assunto com o chefe de Governo uruguaio no último dia 1, quando esteve na nação sul-americana para assistir à cerimônia de posse do mandatário.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host