UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 13h54

Cristina se compromete a buscar justiça às vítimas da ditadura argentina

ANSA
BUENOS AIRES, 24 MAR (ANSA) - A presidente argentina, Cristina Kirchner, afirmou hoje que está disposta a "acompanhar pessoalmente" a organização de defesa dos direitos humanos Avós da Praça de Maio aos tribunais internacionais para reclamar pela identidade das crianças roubadas a suas famílias durante a ditadura (1976-1983).

Ao participar do ato pelo Dia Nacional da Memória pela Verdade e a Justiça, que recorda o golpe militar ocorrido em 24 de março de 1976, Cristina destacou que não pode "haver estado de direito sem direito à identidade".

Dirigindo-se à presidente da entidade, Estela de Carlotto, a mandatária explicou que há no país "quase um poder mafioso" impedindo que se conheça a verdade sobre as crianças procuradas, em provável alusão à polêmica pelos filhos adotivos da proprietária de um veículo de imprensa argentino.

Por tal motivo, "se não podemos nos sobrepor" a esse poder "e conhecer finalmente essa identidade, se não há justiça na Argentina, eu pessoalmente vou acompanhar [Carlotto] a outros tribunais", sustentou.

O ato oficial foi celebrado na manhã de hoje em um prédio que pertenceu à Escola de Mecânica da Marinha (Esma), onde funcionou um centro de sequestro, tortura e extermínio, que pode ter deixado cerca de 30.000 desaparecidos, segundo denúncias de organizações de direitos humanos.

Na última semana, em depoimento perante um tribunal de Roma, Carlotto relatou "a maquinaria de horror" implementada na Esma.

Segundo ela, muitas mulheres foram assassinadas após darem à luz a seus filhos em cativeiro. As crianças, por sua vez, foram roubadas por membros da academia.

O 34º aniversário do golpe militar que instaurou a ditadura no país também é recordado com mobilizações programadas para todo o dia. Organizações humanitárias relacionadas a vítimas da ditadura, por exemplo, promovem uma marcha ao centro de Buenos Aires gritando "Por um Bicentenário sem impunidade, julgamento e castigo já".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host