UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 16h50

Igreja da França diz combater pedofilia com seriedade

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 24 MAR (ANSA) - O secretário-geral da Conferência Episcopal Francesa (CEF), Dom Antoine Herouard, afirmou hoje que a Igreja Católica de seu país enfrenta com seriedade a questão da pedofilia.

Em uma entrevista veiculada pela Rádio Vaticana, o bispo contou que o tema está entre as prioridades dos sacerdotes franceses há dez anos. "Tomamos medidas e caminhos talvez antes de outros para fazer frente ao problema, em particular a partir de 2000", ressaltou.

Naquele ano, o assunto ocupou o centro das reflexões de uma Assembleia Geral dos bispos franceses. Em 2003, foi publicado um documento sobre pedofilia na Igreja redigido por um comitê composto de bispos, sacerdotes, psicólogos, psiquiatras, juristas e teólogos.

"É evidente a necessidade de denunciar os fatos levados ao nosso conhecimento e impedir que as pessoas implicadas tenham uma atividade pastoral, sobretudo se esta atividade envolve o trabalho com crianças", alertou Dom Herouard.

Esta é a primeira vez que os bispos franceses se posicionam em relação a casos de pedofilia divulgados nos últimos meses e que envolvem sacerdotes de outros países, dentre os quais Irlanda, Alemanha, Espanha, México, Itália, Canadá Áustria e Holanda.

O secretário-geral da CEF também defendeu o sacerdócio. "Não se pode denegrir todos os padres. Por sorte, do ponto de vista estatístico, estes episódios são uma minoria muito pequena", disse.

"A grande maioria dos sacerdotes exerce o seu ministério de maneira irrepreensível e não é justo que levem o peso da vergonha de quem se comportou de maneira indigna", enfatizou o bispo francês.

Ainda em defesa dos padres, Dom Herouard afirmou ser "absurdo" e "injurioso" dizer que "o celibato levaria à pedofilia". Ele lembrou que "a grande maioria dos casos se consuma nas famílias".

No último sábado, o papa Bento XVI mandou uma carta aos católicos irlandeses na qual manifesta sua "vergonha" pelos episódios de abusos envolvendo padres e freiras do país que foram ocultados por 60 anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host