UOL Notícias Notícias
 

24/03/2010 - 18h47

Para economizar energia, Chávez estende feriado nacional a toda a Semana Santa

ANSA
CARACAS, 24 MAR (ANSA) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, decretou hoje feriado nacional durante toda a Semana Santa como forma de enfrentar a crise energética vivida no país.

Tradicionalmente o feriado de Páscoa tem início na Venezuela na quinta-feira, mas hoje o mandatário anunciou que estenderá a folga para os outros três dias úteis da semana.

Chávez vem adotando uma série de medidas para tentar reduzir o consumo de energia elétrica, como a redução do horário de funcionamento de instituições públicas e centros comerciais.

No domingo, Caracas também anunciou a suspensão no fornecimento de energia por 24 horas a 80 empresas que não atingiram a meta de economia estipulada. Para não serem punidos, os estabelecimentos deveriam ter consumido 20% a menos do que o normal.

O governo atribui a crise de abastecimento à prolongada seca que atinge o país, enquanto a oposição argumenta que a situação se deve à escassez de investimentos no setor elétrico.

A falta de chuvas é decorrente do fenômeno meteorológico El Niño e compromete o setor hidrelétrico venezuelano, responsável por gerar mais de 50% da energia consumida no país.

O anúncio do feriado prolongado foi feito hoje por Chávez durante um encontro que teve com atletas venezuelanos medalhistas nos Jogos Sul-Americanos de Medellín. O presidente também negou que a medida contribuirá para incentivar "a preguiça".

A respeito do desempenho venezuelano na competição regional, Chávez ressaltou que "há muito tempo a Venezuela não tinha tanto brilho no atletismo". O mandatário lembrou que o país esperava conquistar apenas dois ouros no esporte, mas conseguiu seis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host