UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 18h11

México: Mais de 40 presos fogem de penitenciária em Matamoros

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 25 MAR (ANSA) - A Secretaria de Segurança Pública de Tamaulipas, nordeste do México, informou hoje que durante a madrugada um grupo de 41 presos fugiu de um centro de detenção da cidade de Matamoros, que fica na fronteira com os Estados Unidos.

Por meio de um comunicado, o governo local afirmou que a maior parte dos internos que escaparam (38) fora condenada pela justiça federal por delitos como tráfico de drogas.

O secretário de Segurança Pública de Tamaulipas, Ives Soberon Tijerina, disse que a fuga ocorreu entre 4h e 5h locais. Segundo ele, as provas obtidas até o momento indicam que funcionários da penitenciária teriam atuado como cúmplices.

"Tudo foi vistoriado e não há sinais de escalada, o que nos faz pensar que houve participação destes profissionais", afirmou ele.

O comando policial foi acionado imediatamente para iniciar a perseguição dos internos e a Procuradoria Geral da República participa das investigações.

Após o episódio, a segurança da penitenciária foi provisoriamente transferida para a Polícia Especial de Tamaulipas, um dos estados mexicanos com maior incidência das atividades do narcotráfico.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    -0,43
    3,262
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h57

    1,70
    62.724,57
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host