UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 08h35

Pesquisa aponta disputa acirrada em segundo turno das presidenciais colombianas

ANSA
BOGOTÁ, 25 MAR (ANSA) - O ex-ministro da Defesa da Colômbia Juan Manuel Santos continua liderando as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais locais, marcadas para 30 de maio.

Segundo uma análise publicada pela imprensa colombiana, o candidato da legenda governista Partido Social da Unidade Nacional (conhecido como Partido da U) possui 34,2% da preferência do eleitorado, seguido pela ex-chanceler Noemi Sanín, do Partido Conservador (PCC), que tem 23,3%.

O ex-prefeito de Bogotá e candidato pelo opositor Pólo Democrático Alternativo (PDA), Gustavo Petro, ocupa a terceira posição nas pesquisas, com 6,3% das intenções de voto, enquanto o ex-senador Germán Vargas Lleras, do Partido Mudança Radical, vem logo atrás, com 6,2%.

Completam a lista o ex-prefeito de Medellín e candidato independente Sergio Fajardo (6,1%) e Rafael Pardo (5,1%), do Partido Liberal Colombiano (PL).

Em um segundo turno, o candidato governista Juan Manuel Santos venceria qualquer adversário, mas teria uma disputa acirrada com Sanín já que, de acordo com as pesquisas, obteria 44,7% dos votos, contra 43% da ex-chanceler.

As análises anteriores apontavam como possíveis rivais de Santos no segundo turno os candidatos Petro ou Lleras. A pesquisa divulgada agora foi realizada logo após as eleições legislativas, ocorridas em 14 de março. O pleito foi vencido pelo Partido da U e pelo PCC.

A pesquisa também foi finalizada antes do debate entre os presidenciáveis, que ocorreu na noite da última quarta-feira. Para os analistas, Petro e Mockus foram os melhores na discussão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host