UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 16h07

Presidente de canal de TV de oposição é preso ao tentar deixar a Venezuela

ANSA
CARACAS, 25 MAR (ANSA) - O presidente da emissora venezuelana Globovisión, Guillermo Zuloaga, foi detido hoje por agentes da polícia quando tentava sair do país. Ele estava em um aeroporto local e pretendia embarcar a Bonaire, ilha das Antilhas Holandesas.

De acordo com a procuradora Luisa Ortega, um tribunal de Caracas emitiu uma ordem de captura contra Zuloaga para impedir uma possível "fuga" do empresário, que é investigado pelo Ministério Público por ter feito declarações contra o presidente Hugo Chávez.

A investigação foi iniciada a pedido de membros do Congresso venezuelano. Zuloaga é acusado de ter feito críticas contra Chávez durante a recente assembleia da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol).

"Eu tinha intenções de ir a Bonaire -- ida e volta -- com a minha família, tínhamos planejado ir na Semana Santa. Não recebi nenhuma notificação que diga que tenho problemas, salvo as notícias que apontam que há supostamente uma investigação sobre minhas declarações na SIP", explicou o empresário ao ser detido.

Por outro lado, oficiais esclareceram que o empresário não pode deixar Caracas em um voo particular, devendo, assim, esperar uma comissão oficial. Já os veículos da imprensa local questionaram o documento das autoridades.

"Até o momento, os efetivos não mostraram a Zuloaga nenhuma documentação que respalde a restrição à saída do país e nem a ordem de apreensão", apontou, por exemplo, o El Universal.

A prisão do empresário ocorre dois dias depois das autoridades prenderem Oswaldo Álvarez Paz, dirigente opositor e ex-governador de Zulia, que disse que o governo possuía vínculos com o narcotráfico e com grupos armados, como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O político continua detido sob as acusações de conspiração, instigação ao crime e difusão de falsas informações.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host