UOL Notícias Notícias
 

25/03/2010 - 12h40

Santa Sé divulga cronograma de viagem de Bento XVI a Portugal

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 25 MAR (ANSA) - O papa Bento XVI visitará Lisboa, Fátima e Porto durante a viagem que fará a Portugal entre os dias 11 e 14 de maio, segundo o cronograma divulgado hoje pela Santa Sé.

A ida do Pontífice ao país europeu ocorrerá em ocasião do 10º aniversário de beatificação dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, de Fátima.

Bento XVI deixará o Vaticano às 8h50 locais (3h50 no horário de Brasília) do dia 11 de maio, em um voo que partirá do aeroporto de Fiumicino, em Roma, com destino à capital portuguesa.

Em Lisboa, ele participará de uma cerimônia de boas-vindas no Mosteiro dos Jerônimos e fará uma visita de cortesia ao presidente português, Anibal Cavaco Silva.

Durante a tarde, está prevista a celebração de uma missa no Terreiro do Paço, local conhecido também por Praça do Comércio, onde o Pontífice enviará uma mensagem pelos 50 anos da fundação do Santuário Nacional do Cristo Rei, que fica em Almada.

No dia seguinte, quarta-feira, o Papa visitará o Centro Cultural de Belém e se encontrará com o primeiro-ministro José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa na Nunciatura Apostólica de Lisboa.

Em seguida, Bento XVI viajará de helicóptero até a cidade de Fátima, onde visitará a Capela das Aparições na Esplanada do Santuário e celebrará as Vésperas na Igreja da Santíssima Trindade.

À noite, o Papa benzerá a tocha da Esplanada do Santuário e presidirá a oração do rosário na Capela das Aparições.

No dia 13, o Pontífice fará uma missa na Esplanada do Santuário e, após almoçar com bispos locais, se reunirá com religiosos e representantes de organizações pastorais.

Sexta-feira, seu último dia em Portugal, Bento XVI irá ao município de Porto para celebrar outra missa, antes de voltar para a Itália.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host