UOL Notícias Notícias
 

26/03/2010 - 14h35

Chávez manterá relações com Bogotá congeladas até eleição de próximo presidente

ANSA
QUITO, 26 MAR (ANSA) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje no Equador que manterá as relações com a Colômbia congeladas até a realização das eleições presidenciais deste país, cujo primeiro turno está marcado para 30 de maio.

"Decidimos esperar as eleições que vêm em breve para ver qual será a atitude do próximo presidente da Colômbia", afirmou o mandatário, que chegou a Quito na madrugada desta sexta-feira.

Questionado sobre o atual status dos vínculos bilaterais com Bogotá, Chávez disse, em declarações citadas pela agência estatal equatoriana Andes, que os laços foram afetados, "infelizmente, pelas permanentes agressões" do país vizinho.

O presidente da Venezuela declarou ter esperança de que o próximo governante colombiano "seja alguém com capacidade de estadista e que respeite a soberania" das demais nações da região.

"Esperamos um governo que respeite o direito internacional e deixe de lado a tese inventada por [George W.] Bush do ataque preventivo", afirmou Chávez. "Esperamos um governo sério, que respeite, pois assim será respeitado."

O mandatário congelou as relações com a Colômbia em julho do ano passado após ser acusado de contrabandear armas para guerrilheiros. O que também pesou para a decisão foi o acordo assinado por Bogotá para ceder sete bases militares a oficiais norte-americanos.

Para Chávez, o novo convênio coloca em risco a soberania da região. Bogotá, contudo, alega que o objetivo da iniciativa é intensificar o combate ao tráfico de drogas em seu território.

Chávez viajou a Quito para o sétimo encontro bilateral com o presidente do Equador, Rafael Correa, durante o qual será revisado o andamento de mais de 40 acordos de cooperação.

Os chefes de Estado lançaram hoje uma linha de lubrificantes automotivos desenvolvida em parceria pelas estatais Petrocomercial, do Equador, e PDVSA, da Venezuela.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host