UOL Notícias Notícias
 

26/03/2010 - 15h39

Cristina Kirchner se diz 'emocionada' ao chegar à Bolívia

ANSA
SUCRE, 26 MAR (ANSA) - A presidente argentina, Cristina Kirchner, disse hoje ter ficado "comovida e emocionada" ao chegar à Bolívia para sua primeira visita oficial ao país, durante a qual prestará homenagem a Juana Azurduy, heroína da guerra da independência contra a Espanha.

"É para nós um momento muito especial, e sei que para vocês também, prestar honra a uma mulher que nasceu aqui, mas que fez muito como representante do gênero feminino", afirmou a mandatária.

Cristina fez as declarações após ser saudada pelos militares que a aguardavam em Sucre, onde ela se reunirá com o presidente anfitrião Evo Morales.

Integram a comitiva argentina, entre outros funcionários, o chanceler Jorge Taiana e os ministros da Defesa, Nilda Garré, e do Planejamento, Julio de Vido.

Cristina receberá as chaves da cidade da prefeitura de Sucre e será declarada hóspede ilustre. Sua visita tem ainda como objetivo firmar um adendo ao contrato vigente desde 2004 por meio do qual a Bolívia exporta gás natural à Argentina.

Também será discutida a construção de um gasoduto que interligará os dois países e levará o nome de Juana Azurduy.

Os investimentos para a obra são estimados em US$ 40 milhões, recursos que sairão dos cofres da estatal Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h50

    0,79
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h54

    -1,29
    74.416,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host