UOL Notícias Notícias
 

26/03/2010 - 10h11

Mujica se reúne com Vázquez para falar de viagem que fará ao Brasil no domingo

ANSA
MONTEVIDÉU, 26 MAR (ANSA) - O presidente do Uruguai, José Mujica, se reuniu com seu antecessor, Tabaré Vázquez, para analisar a viagem que fará ao Brasil no próximo domingo.

O ex-mandatário uruguaio foi até a chácara de Mujica, localizada em Rincón del Cerro, a oeste da capital do país, Montevidéu, para tratar do tema.

A viagem oficial ao Brasil será o segundo compromisso internacional de Mujica desde que assumiu a presidência do Uruguai, no dia 1º de março, quando terminou o mandato de Vázquez.

Entre os dias 11 e 14 deste mês, o chefe de Estado foi ao Chile e à Bolívia. No ano passado, quando ainda era candidato à presidência pela coalizão de esquerda Frente Ampla, Mujica se reuniu com Lula em Brasília. Em mais de uma ocasião ele disse que seu governo seria inspirado na gestão do colega brasileiro.

Estava programado para o mandatário uruguaio visitar a Venezuela na próxima terça-feira, após sua passagem pelo Brasil. No entanto, a pedido de Caracas, a viagem foi adiada sob alegação de "problemas de agenda".

Após o encontro com Mujica, Vázquez participou de um ato em comemoração aos 39 anos do primeiro comício da coalizão governista Frente Ampla.

A cerimônia foi realizada ontem na esplanada da prefeitura de Montevidéu e contou com a presença do vice-presidente Danilo Astori, da ex-primeira dama Maria Auxiliadora Delgado, e da atual, Lucía Topolansky, que também é senadora.

Vázquez foi elogiado por sua gestão e por ter sido o primeiro esquerdista a se tornar chefe de Estado e prefeito da capital do país.

"O melhor projeto político para o Uruguai é o projeto da Frente Ampla", disse o ex-presidente, ao fim da solenidade, ao lado dos candidatos da coalizão ao governo de Rocha, Artigas Barrios, de Canelones, Marcos Carámbula, e de Montevidéu, Ana Olivera.

A Frente Ampla buscará o quinto mandato consecutivo em Montevidéu nas eleições provinciais que ocorrerão no dia 9 de maio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host