UOL Notícias Notícias
 

26/03/2010 - 13h23

NYT defende seu trabalho jornalístico sobre casos de pedofilia relacionados ao Papa

ANSA
NOVA YORK, 26 MAR (ANSA) - O The New York Times se defendeu das críticas lançadas hoje pelo Vaticano, que classificou como "mera especulação" a denúncia sobre a reinserção de um padre pedófilo na Arquidiocese de Munique e Freising quando esta era comandada pelo papa Bento XVI.

A publicação norte-americana afirmou que a reportagem que comenta o caso "é resultado de um trabalho jornalístico meticuloso" e que "alguns particulares foram confirmados pela Igreja".

"Até agora ninguém despertou dúvidas sobre os fatos que reportamos", declarou Diane McNulty, porta-voz do NYT.

O episódio refutado pelo Vaticano se refere ao sacerdote Peter Hullermann, acusado de cometer abusos sexuais contra menores em Essen, no norte da Alemanha, e que foi transferido em 1980 para Munique e Freising, na época em que Joseph Raztinger era arcebispo no local.

Após a mudança, o padre continuou cometendo crimes de pedofilia, tendo sido condenado a 18 meses de prisão em 1986. Em nota, a diocese eximiu o Papa de qualquer responsabilidade, afirmando que a transferência havia sido autorizada por ele para que Hullermann fizesse tratamento.

A matéria veiculada hoje pelo jornal norte-americano afirma que Bento XVI sabia que logo após se mudar para a Arquidiocese de Munique e Freising o pedófilo retomou seu trabalho pastoral, o que havia sido negado anteriormente pelo Vaticano.

Além disso, nesta quinta-feira o NYT publicou que na época em que o Pontífice era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé ele decidiu, junto ao atual secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, não punir o padre norte-americano Lawrence Murphy, acusado de ter molestado ao menos 200 crianças surdas.

A omissão teria sido resultado de uma carta enviada pelo pedófilo à Santa Sé, na qual ele se dizia arrependido de seus crimes e falava de suas más condições de saúde. A isso acrescentou-se o fato de que não surgiram novas denúncias relacionadas a Murphy.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h29

    0,19
    3,285
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h34

    0,73
    63.719,53
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host