UOL Notícias Notícias
 

26/03/2010 - 16h21

NYT diz que papel do Papa constitui 'uma parte significativa da história'

ANSA
NOVA YORK, 26 MAR (ANSA) - A porta-voz do The New York Times, Diane McNulty, afirmou hoje à ANSA que o papel que o "Papa [Bento XVI] pode ter tido ao longo dos anos" deve ser analisado no que se refere aos casos de pedofilia denunciados antes de Joseph Ratzinger assumir o Pontificado.

"As acusações de abusos na Igreja Católica constituem algo sério, como o Vaticano reconheceu em muitas ocasiões, e o papel que o Papa pode ter tido ao longo dos anos é uma parte significativa da história", esclareceu McNulty ao ser consultada pela ANSA.

Nesta sexta-feira, o jornal afirmou que Bento XVI sabia sobre o caso do sacerdote Peter Hullermann, que fora acusado de cometer abusos sexuais contra menores em Essen, no norte da Alemanha, e transferido em 1980 para Munique e Freising. Segundo a publicação, na época, Joseph Raztinger era arcebispo e, sabendo dos crimes, teria mantido o religioso em suas atividades pastorais.

Contudo, a diocese local e o Vaticano eximiram o Papa de qualquer responsabilidade, afirmando que a transferência havia sido autorizada pelo então vigário-geral, Gerhard Gruber, sem o consentimento do arcebispo.

O então cardeal Ratzinger havia ordenado que o sacerdote fosse "acolhido" em uma casa paroquial para fazer terapia.

"O artigo do New York Times não contém nenhuma nova informação além da que a arquidiocese já havia comunicado sobre o conhecimento do então arcebispo [Joseph Ratzinger] sobre a situação do padre", apontou hoje o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, que acusou o jornal de fazer apenas "especulação".

Peter Hullermann, que continuou a praticar o crime após ter sido transferido a Munique e Freising, foi condenado a 18 meses de prisão em 1986.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host