UOL Notícias Notícias
 

27/03/2010 - 18h40

Uruguai: Mujica e Vázquez conversaram sobre Unasul durante reunião

ANSA
MONTEVIDÉU, 27 MAR (ANSA) - A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) foi um dos temas discutidos na reunião entre o presidente do Uruguai, José Mujica, e seu antecessor, Tabaré Vázquez, informou hoje a imprensa local.

Os dois representantes da Frente Ampla se reuniram na última quinta-feira em uma chácara em Rincón del Cerro, residência do atual mandatário.

De acordo com o jornal La República, o veto de Vázquez à indicação do ex-presidente argentino Néstor Kirchner à secretaria-geral da Unasul foi abordado no encontro "cordial", que teve duração de pouco mais de uma hora.

Durante o governo de Vázquez, a nomeação de Kirchner foi negada como retaliação à demanda encaminhada pela Argentina no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, a respeito da construção de uma fábrica de pasta de celulose na região fronteiriça, que violaria um tratado bilateral sobre o Rio Uruguai.

Na próxima reunião da Unasul, marcada para o dia 4 de maio, em Buenos Aires, a presidente argentina, Cristina Kirchner, tentará novamente obter um acordo entre todos os membros da entidade para que seu marido, Néstor, ocupe o cargo de secretário-geral.

A expectativa é que Montevidéu mude a sua postura durante a administração de Mujica, que já reiterou a intenção de fortalecer os laços diplomáticos com a nação vizinha.

Além de assuntos internos, como a norma adotada pelo país para a televisão digital, Mujica e Vázquez também falaram sobre a viagem oficial do atual mandatário ao Brasil, marcada para amanhã.

Na próxima segunda-feira, ele se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir projetos de interconexão energética e ferroviária, entre outros assuntos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h00

    -0,26
    3,160
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h02

    0,57
    69.025,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host