UOL Notícias Notícias
 

30/03/2010 - 20h15

Colômbia critica Telesur por transmitir imagens de ex-refém das Farc

ANSA
BOGOTÁ, 30 MAR (ANSA) - O governo colombiano criticou as transmissões de imagens e vídeos do resgate do sargento Pablo Emilio Moncayo, que permaneceu mais de 12 anos em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e foi libertado na tarde de hoje.

As imagens e vídeos foram divulgados pela emissora Telesur momentos antes da operação, realizada por uma missão humanitária colombiana com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

"O governo nacional repudia que um meio de comunicação como a Telesur se preste a fazer propaganda de um grupo terrorista e sequestrador como as Farc", disse o alto comissário da Colômbia para a Paz, Frank Pearl, ao ler um comunicado.

A emissora "deve explicar ao país porque estava em um ponto do território colombiano na companhia dos guerrilheiros das Farc", complementou o funcionário do governo, que também pediu ainda explicações à senadora de oposição Piedad Córdoba e ao religioso Leonardo Gómez, integrantes da missão.

"Deveriam exigir o respeito à filosofia do acordo, que era de fazer um operativo discreto e cuja única finalidade era devolver à liberdade a um sequestrado", ressaltou Pearl.

Em uma das cenas, divulgadas antes da libertação, Moncayo aparece em um ponto da selva colombiana, aparentemente na expectativa pela chegada da delegação que iria buscá-lo. Em outra, o sargento é visto ao lado de Córdoba, ambos vestidos de trajes militares.

A comissão colombiana, que partiu às 11h15 (13h15 no horário de Brasília) em direção ao local indicado pelas Farc para buscar Moncayo, retornou à cidade de Florencia, a 220 quilômetros de Bogotá, por volta das 17h40 locais (19h40 de Brasília).

Ao chegar na localidade, o sargento foi recebido por parentes que logo o abraçaram. Apelidado de o "caminhante da paz", Gustavo Moncayo, que se tornou conhecido por realizar caminhadas em protesto ao sequestro do filho, era um dos que o aguardavam.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host