UOL Notícias Notícias
 

31/03/2010 - 16h48

Ex-presidente do Uruguai expressa apoio a dissidente cubano

ANSA
MONTEVIDÉU, 31 MAR (ANSA) - O ex-presidente uruguaio Luis Lacalle, que atualmente é legislador da bancada de oposição, afirmou hoje que irá insistir para que o Parlamento de seu país expresse "apoio político e humanitário" ao dissidente cubano Guillermo Fariñas.

Lacalle, do conservador Partido Nacional, falou sobre sua posição em um telefonema com Alicia Hernández, mãe de Fariñas, opositor que está há mais de um mês em greve de fome e que reivindica ao regime cubano a libertação dos chamados "presos de consciência".

Durante a conversa, o senador, que perdeu as eleições presidenciais de 2009 para José Mujica, da esquerdista Frente Ampla, se comprometeu a redobrar a ofensiva para que o Legislativo uruguaio condene a postura de Cuba diante desta situação.

"Buscaremos que o Poder Legislativo aprove uma declaração de apoio à atitude de seu filho, porque isso é favorável aos direitos humanos. Chegou a hora de dizer uma vez por todas a verdade sobre o que ocorre em Cuba", enfatizou Lacalle, segundo reportou o jornal local El País.

Para o ex-presidente, que esteve no poder entre 1990 e 1995, Fariñas teve "um gesto valente", e isso "não será em vão".

Hernández, por sua vez, explicou a gravidade do estado de saúde de seu filho, assim como a disposição que ele mantém para "continuar seu protesto até o fim".

No início da semana, em visita ao Brasil, Mujica também comentou o caso, ao questionar a "intolerância" do governo de Raúl Castro contra a oposição.

Fariñas, de 48 anos, está desde o dia 24 de fevereiro em greve de fome. Nos últimos dias, ele foi hospitalizado e seu estado de saúde já está bastante "fragilizado". Em declarações à ANSA, sua porta-voz, Licet Zamora, afirmou que a situação do opositor é "estável", mas ainda grave.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host