UOL Notícias Notícias
 

31/03/2010 - 17h37

Peru responde a acusações de embaixador venezuelano na OEA

ANSA
LIMA, 31 MAR (ANSA) - O chanceler peruano, José Antonio García Belaúnde, disse hoje que é preciso "não cair em teorias conspiratórias que não conduzem a nada". Sua afirmação é uma resposta às acusações feitas contra o seu país pelo embaixador da Venezuela na Organização dos Estados Americanos (OEA), Roy Chaderton.

Ontem, o representante de Caracas denunciou que o organismo continental estaria preparando uma "emboscada diplomática" contra o governo venezuelano. Segundo ele, Lima também estaria por traz desse suposto plano.

De acordo com a imprensa peruana, Chaderton não teria gostado de comentários feitos por Belaúnde durante uma entrevista coletiva. Na ocasião, o ministro opinou que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é "o principal responsável" pela "demonização da integração comercial" na região.

Hoje, Belaúnde também questionou o interesse de Caracas em promover a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, fórum idealizado na última reunião do Grupo do Rio, em fevereiro e cuja operação teria início em julho de 2011. Na visão de Lima, trata-se de uma instituição que "ninguém sabe o que será".

"Não entendo esses comentários feitos pelo embaixador venezuelano. Além disso, todos sabem, o próprio presidente Chávez disse, que ele não está de acordo com a integração comercial e que é preciso priorizar a integração política", afirmou Belaúnde.

Em uma entrevista concedida de Londres, o chanceler admitiu que "essa é uma percepção respeitável, porém nem todos compartilhamos".

Desde que assumiu o poder, em 1999, Chávez incentiva mecanismos de integração política, econômica e comercial na América Latina e Caribe. O mandatário, no entanto, é contrário à assinatura de Tratados de Livre Comércio, sobretudo com grandes potências.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host