UOL Notícias Notícias
 

31/03/2010 - 10h19

Restos de refém das Farc morto em cativeiro devem ser resgatados amanhã

ANSA
BOGOTÁ, 31 MAR (ANSA) - Os restos do capitão Julián Guevara serão resgatados amanhã pela missão humanitária que atuou na libertação do sargento Pablo Emilio Moncayo e do soldado Josué Daniel Calvo, ex-reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

De acordo com a rádio Caracol, o governo do presidente Álvaro Uribe e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) acordaram que o processo será iniciado hoje, às 18h (20h no horário de Brasília), por meio de um cessar-fogo na região sul do país.

O representante da CICV Christophe Beney divulgou que a operação será realizada sob um protocolo especial, em respeito à família da vítima. O procedimento inclui uma maior privacidade em comparação às libertações dos outros reféns, executadas domingo e terça-feira.

Após a operação de amanhã, os resíduos orgânicos recuperados passarão por exames médicos durante até sete dias para que se tenha a certeza de que se trata de Guevara, capturado em 1998 e morto em cativeiro em 2006.

Ontem foi confirmada a informação de que as Farc já haviam entregado as coordenadas do local exato onde estão os restos do capitão.

Dessa forma, a guerrilha voltou atrás do que difundira na última sexta-feira, quando disse que não seria mais possível realizar essa ação pois "o exército ocupava a área" em questão, que até então não havia sido especificada.

Além da CICV, a equipe que atuou nos resgates de Moncayo e Calvo é encabeçada pela senadora colombiana Piedad Córdoba e também conta com representantes da Igreja Católica.

Em sua primeira noite em liberdade, o sargento que havia passado mais de 12 anos em cativeiro permaneceu em um hospital militar, onde realizaria exames solicitados pelo Exército e pelo governo colombiano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host