UOL Notícias Notícias
 

01/04/2010 - 13h12

Missão que resgatará restos de refém das Farc já partiu ao local designado

ANSA
BOGOTÁ, 1 ABR (ANSA) - O helicóptero brasileiro que transporta a missão humanitária que resgatará hoje os restos mortais do capitão Julián Guevara decolou do aeroporto Vanguardia, localizado na cidade de Villavicencio, às 09h56 locais (11h56 no horário de Brasília).

A expectativa é que a aeronave retorne ao aeroporto por volta do meio-dia, no horário local. Entre os integrantes da delegação destaca-se a presença da senadora colombiana Piedad Córdoba, que lidera a operação e tem as coordenas do local exato em que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) deixaram Guevara.

Ao final do operativo, os resíduos orgânicos passarão por exames médicos durante até sete dias para que se tenha certeza que se trata do capitão. Antes disso, porém, os restos ficarão com Emperatriz de Guevara, mãe da vítima.

Momentos antes da decolagem, o alto comissário da Colômbia para a Paz, Frank Pearl, agradeceu ao Brasil, e especialmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua colaboração.

"Não temos palavras para agradecer ao presidente Lula e aos funcionários brasileiros, que estiveram sempre dispostos a oferecer tudo que necessitávamos, com toda a discrição. Temos muito que aprender com eles", indicou.

Além do discurso de Pearl, a equipe humanitária também realizou uma oração junto a Dom Leonardo Gómez Serna, bispo de Magangue e representante da Igreja Católica, que também tem participado das ações.

A entrega dos restos de Guevara, capturado em 1998 e morto em cativeiro em 2006, é a terceira operação de resgate de reféns das Farc realizada nesta semana. O soldado Josué Daniel Calvo, que estava em poder da guerrilha há cerca de um ano, foi libertado no último domingo, e o sargento Pablo Emilio Moncayo, refém há mais de 12 anos, foi solto na terça-feira passada.

No entanto, o grupo armado informou através de um comunicado que estes serão seus últimos "gestos unilaterais" e que espera uma "troca humanitária" de outros sequestrados por guerrilheiros presos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host