UOL Notícias Notícias
 

04/04/2010 - 09h39

Papa deseja 'boa Páscoa' a fiéis em 65 idiomas

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 4 ABR (ANSA) - O papa Bento XVI, na missa da Páscoa, celebrada neste domingo, aumentou a 65 o número de votos pronunciados aos católicos e aos povos do mundo em diversas línguas.

No último ano, o Pontífice havia ampliado a 63 a sua saudação pascal em variados idiomas, incluindo o irlandês e o cazaque.

O maior pronunciamento foi dirigido aos italianos. "Boa Páscoa a vocês, homens e mulheres de Roma e da Itália. Que o senhor abençoe as famílias, os jovens e os idosos, em particular os doentes e aqueles que sofrem física e espiritualmente. A sua luz e a sua graça sustentam os projetos de desenvolvimento de uma comunidade toda".

Em holandês, o Papa agradeceu pelas "belas flores, provenientes dos Países Baixos, que adornam hoje a Praça São Pedro". A Holanda -- como faz tradicionalmente há 25 anos -- enviou ao Vaticano milhares de flores, com as cores da Santa Sé, para a decoração da missa solene deste domingo.

Durante a cerimônia, que encerrou a Semana Santa, Bento XVI falou sobre a crise pela qual a humanidade atravessa, "uma crise profunda" que requer "mudanças profundas, a partir da consciência", com uma "conversão espiritual e moral".

Na bênção "Urbi et Orbi" [à cidade (de Roma) e ao mundo], o Papa também orou pela paz no Oriente Médio e pelo fim dos crimes ligados ao narcotráfico na América Latina e Caribe, além de encorajar as populações do Chile e do Haiti, após os terremotos que atingiram esses países.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host