UOL Notícias Notícias
 

04/04/2010 - 18h47

Presidente peruano sai em defesa do Papa

ANSA
LIMA, 4 ABR (ANSA) - O presidente peruano, Alan García, repudiou hoje os questionamentos feitos nos últimos dia sobre o papel da Igreja Católica, diante das denúncias de pedofilia contra padres, e reiterou o seu apoio ao papa Bento XVI.

"Que este ambiente de descrença que quiseram vender sobre uma fé, duplamente milenar, sobre uma instituição que soube servir a história da humanidade com esperança, não prospere e nem prevaleça. Que não caia sobre o Vaticano e nem sobre o Santo Padre a má prédica dos sepulcros que Cristo denunciava", declarou o mandatário aos jornalistas.

Antes, ao assistir à missa da Páscoa na Catedral de Lima, presidida pelo cardeal Juan Luis Cipriani, García também saiu em defesa do líder católico. No momento em que o religioso referia-se ao Papa, García ergueu o braço e pediu aclamação ao Pontífice.

Por sua vez, Cipriani pediu em sua homilia proteção à imagem de Bento XVI frente ao que chamou de uma "campanha suja", empreendida por alguns setores da sociedade.

A declaração do chefe de Estado peruano soma-se às expressões de afeto e proximidade ao Pontífice, que se tornou o centro das discussões, após a eclosão de episódios de abusos sexuais que envolveriam sacerdotes e padres em vários países -- como Estados Unidos, França, Suíça, Alemanha e Irlanda, onde religiosos já foram condenados.

A acusação contra Bento XVI foi lançada nos últimos dias pelo jornal norte-americano The New York Times, que denunciou que o então cardeal Joseph Ratzinger teria conhecimento dos abusos sexuais cometidos por um membro da Arquidiocese de Munique e Freising, comandada por ele na época.

Posteriormente, ainda segundo o NYT, quando era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cargo que exerceu até assumir o Pontificado, Bento XVI também não puniu um religioso pedófilo, depois que este alegou arrependimento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host