UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 09h48

Bento XVI diz que sacerdotes são chamados a serem 'anjos' e 'mensageiros de Cristo'

ANSA
CASTEL GANDOLFO, 5 ABR (ANSA) - O papa Bento XVI rezou a oração do Regina Coeli -- que substitui o Angelus durante o período pascal -- lembrando que os sacerdotes são chamados a serem "anjos" e recomendando que os fieis não tenham medo de testemunhar a fé.

Em Castel Gandolfo, onde repousa após as intensas atividades da celebração da Páscoa, o Pontífice explicou que os anjos são "criaturas espirituais dotadas de inteligência e vontade, servidores de Deus".

Sem aludir explicitamente aos membros da Igreja Católica envolvidos em casos de pedofilia em países como Alemanha, Irlanda, Estados Unidos e Itália, Bento XVI declarou que os religiosos devem ser "mensageiros de Cristo" e de "sua vitória sobre o mal e sua morte".

"Como Jesus foi anunciador do amor de Deus Pai, também nós devemos o ser da caridade de Cristo", afirmou ele.

"Permanecemos por natureza homens e mulheres, mas recebemos a missão de 'anjos', mensageiros de Cristo: é dada a todos nós no batismo e na crisma", acrescentou o chefe de Estado do Vaticano, afirmando que a tarefa concerne de modo particular aos que receberam o sacramento da Ordem.

O Papa também afirmou que os cristãos não devem ter medo de testemunhar a fé, porque "Cristo ressuscitou e vive entre nós" e "sua presença amorosa acompanha o caminho da Igreja e a sustenta em meio às dificuldades".

Fazendo a saudação em várias línguas, Bento XVI convidou todos a "gozarem da alegria pascal e da beleza da esperança cristã", "fortes na nossa fé em Cristo ressuscitado", e a "manter viva" nos corações o sentimento da sua "presença".

"Com esta certeza, ofereçam ao mundo um testemunho sereno e corajoso da vida nova que brota do Evangelho", continuou ele. "Graças à fé e à confiança nele, a luz da Páscoa enche os nossos corações e dissipa as sombras de qualquer tristeza".

Na mensagem em italiano, o Pontífice se referiu particularmente "às autoridades e aos habitantes de Castel Gandolfo" e endereçou uma "afetuosa saudação" aos peregrinos que seguiram a oração de hoje nos telões disponibilizados na Praça de São Pedro.

Bento XVI voltará a Roma na quarta-feira para participar da audiência geral. O retorno definitivo à Cidade do Vaticano ocorrerá no dia 13, segundo informaram fontes não oficiais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    0,55
    3,200
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h59

    0,39
    64.929,84
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host