UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 10h32

Candidato à presidência da Colômbia registra companheira temporária de chapa

ANSA
BOGOTÁ, 5 ABR (ANSA) - O candidato à presidência da Colômbia Antanas Mockus informou que irá inscrever Liliana Caballero como sua companheira de chapa, já que termina hoje o prazo para cadastrar seu postulante à vice-presidência.

Mockus havia convidado para o cargo o ex-prefeito de Medellín e também presidenciável Sergio Fajardo. Mesmo dizendo que pretende aceitar a proposta, Fajardo pediu alguns dias para analisá-la junto com sua plataforma política, a Compromisso Cidadão pela Colômbia.

Caballero foi secretária-geral da Universidade Nacional da Colômbia, a mais prestigiada do país, e da prefeitura de Bogotá durante o mandato de Mockus -- que já governou a capital duas vezes.

O prazo para a inscrição do candidato à vice-presidência da chapa de Mockus foi diferente do estabelecido às outras legendas porque o ex-prefeito lançou sua candidatura apenas depois do dia 14 de março, quando venceu as primárias do Partido Verde com 1,5 milhão de votos.

No mesmo dia, ocasião em que foram realizadas eleições legislativas no país, o Partido Conservador (PCC) também escolheu sua candidata oficial, Noemí Sanín.

Neste fim de semana, as equipes de Mockus e de Fajardo debateram maneiras de integrar as campanhas e definiram que os temas prioritários serão educação e cultura.

As eleições presidenciais colombianas estão marcadas para o próximo dia 30 de maio. De acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto, o ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos, candidato pelo governista Partido Social da Unidade Nacional, e Noemí Sanín devem vencer o primeiro turno.

Os dois provavelmente disputarão uma segunda etapa acirrada, com 44,7% dos votos para Santos, contra 43% para a representante do PCC.

O estudo também apontou que Sergio Fajardo teria 6,1% da preferência do eleitorado caso disputasse a presidência, mas não trouxe informações sobre Mockus.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h49

    0,39
    3,170
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h58

    0,39
    74.733,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host