UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 11h04

Porta-voz do Vaticano nega que Igreja seja 'multinacional' ao falar sobre pedofilia

ANSA
BUENOS AIRES, 5 ABR (ANSA) - O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que "a Igreja não é uma multinacional" ao se referir aos casos de pedofilia que envolvem religiosos católicos de vários países, entre eles Alemanha, Irlanda, Estados Unidos e Itália.

Em entrevista ao jornal argentino La Nación, o representante da Santa Sé assinalou que "o governo de Roma é um serviço para a unidade da Igreja, que oferece indicações" e que "não se pode imputar a Roma responsabilidades concretas das autoridades locais".

Lombardi admitiu que "havia uma cultura geral, assim como uma natural vergonha, para não tornar públicas estas coisas [as denúncias de abuso sexual contra menores] e tratá-las de modo privado".

"As diversas conferências episcopais iniciaram medidas para mudar a situação. A maioria dos casos emersos aconteceu há 30 anos, enquanto hoje a situação melhorou sensivelmente, em parte porque os critérios de seleção e formação dos candidatos ao sacerdócio melhoraram", garantiu o padre.

Segundo ele, o papa Bento XVI "está trazendo transparência" e é "o paladino de como confrontar estas questões desde quando guiava a Congregação para a Doutrina da Fé, período no qual, em 2001, lançou uma nova legislação".

Nas últimas semanas, a imprensa internacional vem criticando a atuação do Pontífice quando este chefiava a congregação ou anteriormente, quando era arcebispo de Munique e Freising, lançando suspeitas de que ele teria encoberto episódios de pedofilia e deixado de punir sacerdotes criminosos.

Questionado sobre a hipótese de que as denúncias contra Bento XVI configurem uma conspiração, Lombardi rebateu declarando que quem fornece as informações que baseiam as reportagens são os representantes legais das vítimas.

"Conspiração? Chamem do que quiser, mas são os advogados que estão passando à mídia documentos sobre seus casos para ganhar mais dinheiro. E a mídia que difunde os casos mais polêmicos sem aprofundar", assinalou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host