UOL Notícias Notícias
 

05/04/2010 - 16h17

Presidente uruguaio realiza visita 'surpresa' à Argentina

ANSA
MONTEVIDÉU, 5 ABR (ANSA) - O presidente do Uruguai, José Mujica, viajou inesperadamente hoje para Buenos Aires com o objetivo de se reunir com sua homóloga argentina, Cristina Kirchner.

"É uma decisão do presidente, mas os conteúdos da viagem ainda são desconhecidos", afirmaram à ANSA porta-vozes da Presidência uruguaia. Segundo eles, Mujica deve retornar ainda hoje a Montevidéu.

A imprensa argentina confirmou a informação e ainda publicou que o encontro deverá ocorrer na tarde de hoje, na Residência de Olivos.

A reunião entre os dois mandatários ocorrerá cerca de duas semanas antes do Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, divulgar a sentença sobre a construção de uma fábrica de pasta de celulose no lado uruguaio da fronteira.

A demanda foi apresentada à corte pela Argentina, que indica que o projeto violaria um tratado bilateral sobre o Rio Uruguai. As discussões sobre o assunto chegaram, inclusive, a gerar uma crise diplomática entre os dois países durante o governo de Tabaré Vázquez, antecessor de Mujica, que deixou o cargo no dia 1º de março.

As viagens internacionais de Mujica continuam amanhã. Seu destino desta terça-feira será a Venezuela, onde se encontrará com seu par Hugo Chávez. Inicialmente, a visita estava programada para a semana passada, mas foi adiada a pedido da Venezuela.

Chávez e Mujica devem se reunir na quarta-feira no Palácio de Miraflores, onde pretendem assinar novos tratados bilaterais com o objetivo de melhorar as relações entre as duas nações.

Pouco depois de assumir o Executivo, entre os dias 11 e 14 de março, o chefe de Estado foi ao Chile e à Bolívia. No último dia 29, Mujica viajou ao Brasil, onde foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host