UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 15h28

Homossexuais do Chile repudiam visita de secretário de Estado do Vaticano

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 6 ABR (ANSA) - O Movimento de Integração e Libertação Homossexual (Movilh) condenou a visita iniciada hoje pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, ao Chile, classificando-o como "uma das figuras mais homofóbicas do mundo".

Betone chegou nesta terça-feira ao país sul-americano para uma visita oficial de uma semana, respondendo ao convite da Conferência Episcopal Chilena e do governo local.

Para o movimento -- que reúne lésbicas, gays, bissexuais e transexuais --, o cardeal "difunde o ódio contra a diversidade social", sendo um dos gestores da política vaticana que impede os homossexuais de exercer o sacerdócio, "com a desculpa de que, segundo suas próprias palavras, tais pessoas se encontram, efetivamente, em uma situação que cria obstáculos graves a uma correta relação com homens e mulheres".

Ainda segundo o Movilh, "entre as minorias existe um especial repúdio aos discursos e ações de Bertone, pois em mais de uma oportunidade, ele chegou ao imoral e cruel extremo de utilizar a orientação sexual dos padres como 'bode expiatório' das acusações de pedofilia que pesam sobre os sacerdotes no mundo".

Estes julgamentos são "descarados e inumanos, pois são divulgados em momentos em que se conhecem mais casos dos brutais abusos cometidos por sacerdotes contra meninos, meninas e menores de idade", complementou o grupo.

Para hoje, Bertone tinha programado uma reunião com o presidente Sebastián Piñera. Com uma agenda intensa, nos próximos dias, ele deve visitar algumas regiões do país, presidir uma missa ao ar livre e visitar santuários locais. Sua viagem termina no dia 14.

Em solidariedade ao povo chileno, afetado pelo terremoto de 27 de fevereiro passado, o chefe da diplomacia da Santa Sé também entregará à nação a imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Chile, doada por Bento XVI.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h49

    0,50
    3,145
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h52

    -0,61
    75.543,00
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host