UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 09h19

Mujica deve assinar acordos com Chávez durante visita à Venezuela

ANSA
MONTEVIDÉU, 6 ABR (ANSA) - Os presidentes do Uruguai, José Mujica, e da Venezuela, Hugo Chávez, devem assinar acordos nas áreas de energia e comércio durante o encontro que terão amanhã em Caracas.

Segundo informou o chanceler uruguaio, Luis Almagro, "os temas que serão abordados são fundamentalmente os energéticos e comerciais, mas também estará em discussão algum tema financeiro, como a situação do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social da Venezuela (Bandes) no Uruguai". A instituição tem apresentado desempenho negativo e pode precisar de uma capitalização.

O ministro das Relações Exteriores destacou que o objetivo da reunião também é "aprofundar e continuar avançando nos vínculos" entre a petroleira estatal uruguaia ANCAP e a venezuelana PDVSA.

Desde 2005 os dois países mantêm um tratado por meio do qual a ANCAP compra petróleo da nação vizinha e paga 25% do valor do combustível de forma facilitada. Além disso, em 2008 ambos governos fecharam um acordo para a exploração de uma jazida na Faixa do Orinoco, em território venezuelano.

O presidente uruguaio deve chegar a Caracas nesta tarde acompanhado por uma comitiva. Esta será a quinta viagem de Mujica por países latino-americanos desde que tomou posse, em 1º de março. O chefe de Estado já visitou Chile, Bolívia, Brasil e Argentina.

A ida do mandatário uruguaio à Venezuela estava programada para ocorrer na semana passada, mas teve que ser adiada por um pedido de Caracas, que alegou "problemas de agenda".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,56
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    1,28
    73.437,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host