UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 09h48

Piedad Córdoba inicia giro pela Europa para discutir acordo humanitário com Farc

ANSA
BOGOTÁ, 6 ABR (ANSA) - A senadora colombiana Piedad Córdoba, mediadora dos últimos resgates de reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), inicia nesta terça-feira uma viagem por quatro nações europeias.

Em seu Twitter, a parlamentar sul-americana anunciou que pretende visitar o continente "buscando solidariedade" e paz, e pedirá a todos os governos "apoio a um acordo humanitário".

Córdoba irá a Espanha, França, Suíça e Bélgica para falar sobre o "intercâmbio humanitário" de guerrilheiros presos por militares e policiais sequestrados, direitos humanos em seu país e a necessidade de uma saída pacífica ao conflito interno.

Ela anunciou que pretende se encontrar com deputados do Parlamento Europeu e conversar com dirigentes de organizações de defesa dos direitos humanos, além de porta-vozes oficiais das nações a serem visitadas.

Entre as mais recentes ações da senadora estão a mediação nas libertações unilaterais de dois reféns das Farc, ocorridas nos dias 28 e 30 de março. Foram soltos, respectivamente, o soldado Josué Daniel Calvo e o sargento Pablo Emilio Moncayo -- sendo que o último havia sido sequestrado há mais de 12 anos.

Na quinta-feira, Córdoba colaborou na entrega dos restos mortais do capitão de polícia Julián Guevara, capturado em 1998 e morto em cativeiro em 2006. Também participaram da missão humanitária responsável pelos resgates membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e da Igreja Católica.

As três iniciativas contaram com o apoio do governo brasileiro, que forneceu helicópteros de sua Força Aérea -- bem como a tripulação responsável pelas aeronaves -- a fim de possibilitar as operações. Anteriormente, no início de 2009, o país já tinha participado de ação semelhante, que culminou na libertação de seis reféns.

Piedad Córdoba pertence ao Partido Liberal, que faz oposição ao presidente Álvaro Uribe, e defende uma saída negociada para o conflito interno vivido pela Colômbia há mais de 40 anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,73
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,00
    65.010,57
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host